29 de novembro de 2009

EDITORIAL INICIAL




Amigos, não sabem com que prazer eu recebi e aceitei o convite da nossa Soninha Porto, administradora da POEMAS À FLOR DA PELE no Brasil, para contribuir com informações úteis aos amigos, no que se refere à questão dos DIREITOS AUTORAIS.
No dia 21 de Novembro de 2008 iniciei uma campanha em minha comunidade no Orkut, a SOCIEDADE DOS POETAS VIVOS, visando alertar aos amantes da poesia, escritores ou não, sobre a importância dos Direitos Autorais.
Um ano depois, estamos presentes com o tópico em mais de 20 comunidades do Orkut acompanhadas diretamente por mim, com a ajuda de vários colaboradores (isso sem considerarmos as comunidades que mantém o tópico, mas não é do nosso conhecimento, embora aplaudamos e agradeçamos a iniciativa); incontáveis amigos colocam chamadas em seus perfís e páginas iniciais de comunidades, alertando sobre as penalidades decorrentes do desrespeito à Lei 9.610/98, em seu artigo 184, do Código Penal Brasileiro.
Estamos impregnados de uma cultura do "deixa pra lá", do "não tem importância".
Com isso, inúmeras são as denúncias de plágio e omissão de autorias, que circulam pela internet.
Um ano de campanha e apenas 20 comunidades do Orkut... Alguns amigos podem achar que é pouco, mas eu considero muito, já que, um ano atrás, mal se falava em Direitos Autorais no Orkut. Se já conseguirmos mudar, pelo menos, a cabeça de uma pessoa, já terá valido a pena!
Porém, pretendemos muito mais que isso...
Com atenção, sensatez e responsabilidade, um grupo de amigos poetas do Orkut tem abraçado a causa e pretendemos, ambicionamos, que nossa campanha só cresça e se fortaleça.
Estarei usando esse espaço para postar informações valiosas sobre a Lei de Direitos Autorais, Registro de Autorias, plágios e trabalhos de amigos, sobre o assunto em questão!
Agradeço à Soninha, esse importante espaço na POEMAS À FLOR DA PELE!
Agradeço a todos que lerem, seguirem, comentarem!
Um grande abraço aos amigos leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário